sábado, 27 de dezembro de 2008

Dispositivos de interacção: eye trackink

"A maioria das pessoas desconhece ou acha que isto já roça a ficção científica, mas desde há bastante tempo que é possível analisar os padrões de leitura e consulta visual dos utilizadores face ao monitor e a uma página web.Um dos métodos utilizados e que deram oriem ao supra-citado fenómeno "Padrão F", por Nielsen, é o eye-tracking. Um sistema que acompanha o movimento dos olhos face ao monitor e regista desde o percurso até aos tempos de pausa.

Esta semana [artigo publicado a 18-12-2008]a WorkValue lançou o primeiro estudo de web eye-tracking em Portugal, para consulta livre, de onde algumas conclusões cimentam o que já internacionalmente se vinha descobrindo e analisando, nomeadamente:

ligeira diferença entre leitura da página entre homens e mulheres; elas contornam mais rapidamente elementos gráficos, mas o percurso visual é similar
prioridade para a parte superior da homepage
textos concentraram maior atenção que as imagens
grafismo condicionou usabilidade em áreas de call-to-action (e.g. subscrições)
25% dos utilizadores do estudo viu os banners
banners junto a conteúdos de preferências mereceram maior atenção visual
imagens entre textos condicionou a localização de conteúdos
formato de banner com melhor prestação - MREC/300x250 px
Podem ler todo o estudo em detalhe aqui:WEB EYE TRACKING PORTUGAL 2008 - Meios de Comunicação Online "


2 comentários:

Anónimo disse...

Desconhecia completamente este novo método. Após a colocação deste post, fui pesquisar mais sobre este assunto, e encontrei uma página onde explicam ao pormenor como tudo acontece. Este é o link:http://www.eyetracking.com/technology/learn/Default.aspx.

Anónimo disse...

Carla Rocha, não era necessário ir localizar recursos a sites fora de Portugal. Existe um em Português onde tudo é igualmente explicado, produzido pela consultora responsável pelo estudo: http://eyetracking.workvalue.net