segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Dispositivos de interacção: reconhecimento de fala/voz

"Para quem trabalha muito com o computador e precisa de escrever muito com o teclado, porque não passar a ditar o texto enquanto o computador se encarrega de “perceber” e escrever ele próprio aquilo que se pretende?
De facto, o reconhecimento de voz para a introdução de texto e comandos no computador é já uma realidade e alguns dos pacotes de software desse tipo suportam o Português (continental e/ou brasileiro).
Neste âmbito podemos identificar dois tipos de reconhecimento de voz:
a) reconhecimento de voz com vista a produzir textos escritos
b) reconhecimento de voz com vista a comandar o computador, colocar questões sobre determinado domínio e obter uma resposta automática, também por voz (ex. num sistema de reservas de viagens)
[…]
Requisitos específicos:
Existem alguns cuidados a ter (ie, alguns requisitos) para que se possa utilizar eficientemente e eficazmente um sistema de reconhecimento de voz para a produção de texto:
1) em primeiro lugar é necessário possuir um computador com uma boa capacidade de processamento (bastante memória, processador e disco rápidos)[…]
2) o sistema deve ser treinado para a pessoa que o vai utilizar de facto, isto porque cada pessoa possui características vocais por vezes bastante distintas, nomeadamente o timbre da voz. […]
3) a utilização corrente deve ser feita num ambiente semelhante ao que foi utilizado no treino, uma vez que as interferências causadas por ruídos externos e que influenciam os sons captados. […]
Soluções comerciais existentes:
Alguns dos programas comerciais mais conhecidos deste tipo são: “ViaVoice“, da IBM/Nuance; “Naturally Speaking“, da Dragon/Nuance Systems e o “FreeSpeech“, da Philips.
Destes já tivemos a oportunidade de testar o IBM Viavoice Home Edition e o FreeSpeech 2000, totalmente em Português. […]

Conclusão
[...]na gama dos computadores pessoais/domésticos ainda não estamos num nível que permita que estas aplicações possam substituir de forma totalmente satisfatória a tradicional digitação de texto via teclado, em particular porque os sistemas ainda têm de ser treinados para cada utilizador individual."

Por: Lúcio Quintal
Fonte e artigo completo:
http://noticia.nesi.com.pt/?p=181

Sem comentários: