domingo, 28 de dezembro de 2008

Norma ISO 9241-11: Guia de especificações e medidas de usabilidade

Pela definição da ISO, usabilidade é a extensão na qual um produto pode ser usado por utilizadores específicos para alcançar objectivos específicos com efectividade, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico (ISO 9241-11).
A efectividade permite que o utilizador atinja os objectivos iniciais de interacção, e tanto é avaliada em termos de finalização de uma tarefa como também em termos de qualidade do resultado obtido.
Eficiência refere-se à quantidade de esforço e recursos necessários para se chegar a um determinado objectivo. Os desvios que o utilizador faz durante a interacção e a quantidade de erros cometidos pode servir para avaliar o nível de eficiência do site.
A terceira medida de usabilidade, a satisfação, é a mais difícil de medir e quantificar pois, está relacionada com factores subjectivos. De maneira geral, satisfação refere-se ao nível de conforto que o utilizador sente ao utilizar a interface e, qual a aceitação como maneira de alcançar os seus objectivos ao navegar no site.
Perspectivas da usabilidade

Segundo a norma citada acima a usabilidade pode ser especificada ou medida segundo outras perspectivas, como por exemplo:
- Facilidade de aprendizagem - o utilizador rapidamente consegue explorar o sistema e realizar as suas tarefas;
- Facilidade de memorização - após um certo período sem o utilizar, um utilizador não frequente é capaz de regressar ao sistema e realizar as suas tarefas sem a necessidade de reaprender como interagir com ele;
- Baixa taxa de erros - o utilizador realiza as suas tarefas sem grandes transtornos e é capaz de recuperar erros, caso ocorram.

Medição

Os critérios de medição da característica de usabilidade estabelecidos pela norma ISO 9241 reflectem-se na:
- Análise das características requeridas do produto num contexto de uso específico;
- Análise do processo de interacção entre utilizador e o produto;
- Análise da eficiência (agilidade na viabilização do trabalho), da eficácia (garantia da obtenção dos resultados desejados) e da satisfação resultante do uso desse produto.

Sem comentários: