sábado, 20 de dezembro de 2008

Ergonomia de Software

Cada vez mais pessoas usam e são dependentes da tecnologia informatizada. O que acontece algumas vezes é que a maioria destes utilizadores têm más experiências e frustrações ao tentar usar os sistemas.
As incompatibilidades da interacção homem-computador, que proporcionam erros durante a operação dos sistemas e implicam dificuldades para o utilizador, devem-se à falta de conhecimento, por parte de quem desenha e projecta o "software" da tarefa, do modo operacional e da estratégia de resolução de problemas da componente humana do sistema homem-máquina.
Define-se a ergonomia de software como um caso particular de adaptação do trabalho ao homem, a adaptação do sistema informatizado à inteligência humana.
A ergonomia do software trata dos aspectos relativos aos programas e à programação e procura melhorar a capacidade de utilização - usabilidade ("usability") - dos sistemas por utilizadores com diferentes características.
Assim sendo distinguimos quatro níveis de operação ergonómica:

  • Funcionalidades que o software pode oferecer;
  • Adequação aos modelos de representação aos utilizadores;
  • Modalidades de diálogo com o utilizador;
  • Codificação das informações.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, de facto o desenho do software deve ser pensado de maneira a que possa existir o máximo de interação entre o homem e o computador e se isso falha, todo o resto não irá resultar, pois o software só é bom quando se consegue adaptar ao Homem.