A utilização das tecnologias de informação e comunicação em contextos diversos, como no trabalho, lazer, educação, etc., para além dos eventuais benefícios, poderá acarretar alguns riscos para a nossa saúde. Neste sentido e levando em conta que cada vez mais os ambientes educativos estão entranhados de tecnologia, parece-nos relevante chamar a atenção para alguns aspectos que poderão nos ajudar a organizar melhor o nosso posto de trabalho, tomar decisões relativas ao tipo de equipamento a utilizar, hábitos e rotinas de trabalho, etc., evitando riscos para a nossa saúde. Este texto é dirigido a todas as pessoas que utilizam de forma prolongada equipamento informático, como computadores e respectivos periféricos e que constituem o que podemos designar "ambiente de trabalho". É também dirigido aos que têm responsabilidade de gestão, selecção e aquisição de equipamentos informáticos destinado ao trabalho ou ao lazer em sectores como a educação e a administração pública.
O critério mais comum nas aquisições de equipamento informático, pelo menos na administração pública é o preço. O resultado é a aquisição de computadores e periféricos designados por "computadores de linha branca" na convicção de que fazem o mesmo por muito menos dinheiro. O problema é que, como sabemos de outras situações, "o barato sai caro"! Perante algumas incógnitas, é melhor prevenir do que remediar! Como em muitos outros aspectos relativos à saúde, a prevenção é um vector fundamental.
O critério mais comum nas aquisições de equipamento informático, pelo menos na administração pública é o preço. O resultado é a aquisição de computadores e periféricos designados por "computadores de linha branca" na convicção de que fazem o mesmo por muito menos dinheiro. O problema é que, como sabemos de outras situações, "o barato sai caro"! Perante algumas incógnitas, é melhor prevenir do que remediar! Como em muitos outros aspectos relativos à saúde, a prevenção é um vector fundamental.
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