terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Uso do computador como interface para o ensino

O Homem pode interagir com a Máquina (neste caso Computador) para diversos fins, sendo um deles o da aprendizagem.
O ensino nos dias de hoje, já quase se encontra indissociável do computador.
A utilização do computador no ensino pretende que este seja melhorado tornando o acesso ao conhecimento mais abrangente e disponibilizando mais recursos, permitindo assim uma melhor qualificação e facilidade na integração da sociedade e do mercado de trabalho.
O Moodle, por exemplo, é uma plataforma que permite aos utilizadores aceder e disponibilizar conteúdos on-line facilitando o ensino não só aos trabalhadores-estudantes como a toda a comunidade.
Creio que a interacção pessoal existente no ensino “normal” não pode ser substituída pela Interacção Homem Máquina, mas esta interacção é sem dúvida uma mais valia para o ensino.

Aconselho a leitura do blog:
http://ensinodistancia.wordpress.com/

2 comentários:

Marléne Mateus disse...

Penso que o uso do computador será cada vez mais usado no ensino. Há pouco tempo ainda se faziam trabalhos a mão (o último que fiz assim foi no meu 10 ou 11ºano), não se usava o moodle, não se usava o Run VNC Viewer. Sendo assim não sei como será o futuro mas imagino que já não será preciso material escolar!

Anónimo disse...

bem, esta entrada vai muito próximo do nosso tema, se bem que todos os temas abordados pela nossa turma vão todos de em contra aos outros.

Quanto a esta entrada, bem...
o computador antes de surgir o moodle já servia como uma "maquina" em que usavamos para transcrever os nosso apontamentos, guardar e escrever cartas, quem não se lembra?!

Com o surgimento do moodle veio facilitar aos estudantes estudar a grandes distâncias, imaginem que estão doentes, graças ao moodle voçes não perdem matéria, não ficam em desvantagem perante os restantes alunos que foram ás aulas.

Acho que o moodle deveria ser aplicado o mais rapidamente possivel ao ensino secundários, por vários motivos, um deles é fornecer documentação e evitar assim o gasto desnecessários, por vezes na compra de manuais. Hoje em dia a sociedade portuguesa está a passar por uma crise em que leva a que muitos estudantes desistam de frequentar o secundário por falta de dinheiro e talvez a plataforma moodle viesse a facilitar e muito os gatos. Que acham?!