sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

IHM – computador e sociedade: uma breve reflexão

Actualmente o uso do computador é praticamente imprescindível nas mais diversas áreas e pelas mais diversificadas camadas sociais. Quase já não se consegue imaginar a vida sem ele… Tentemos imaginar, por exemplo, a vida de um estudante sem o acesso ao computador…. Quase irreal?!!!!

O computador tornou-se uma ferramenta essencial ao desenvolvimento de uma série de actividades.
Pequenos gestos do nosso quotidiano como, por exemplo, o levantamento de dinheiro numa caixa ATM, tem “por de trás”um computador... Está máquina é responsável pelo estilo de vida da sociedade actual e pela mudança de hábitos que ocorre no dia-a-dia sem que quase não nos apercebamos.
Se voltarmos atrás no tempo, até à infância de uma qualquer criança vivida à aproximadamente 20 anos e, se pensarmos em meios de comunicação, provavelmente o que vem á mente é o telefone o correio, os faxes, telegramas… Hoje tudo isto continua a existir, mas muitas destas comunicações estão agora à distância de um clique…Nós (seres humanos) interagimos com a maquina, criamo-la e até decidimos o que pretendemos desta, mas não acabará por ser “ela” a controlar as nossas vidas? Aguardam-se comentários :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem dúvida alguma que o computador simplifica em muito as actividades do dia-a-dia, tanto no trabalho como em casa. Esta máquina ligada ao fantástico mundo chamado internet, permite-nos realizar inúmeras tarefas à distância de um clic. Há uma coisa qe ainda não se consegue fazer: levantamentos de dinheiro. Estaremos muito longe de o conseguir???:) Espero que não:)