sábado, 27 de dezembro de 2008

Aspectos negativos da relação Homem-Máquina-Internet

A utilização do computador pelo homem é cada vez maior e durante muitas horas, isto causa sérias preocupações para a sociedade mundial. A disseminação da Internet e de novas tecnologias cada vez mais interactivas, nos últimos anos, têm originado problemas individuais e sociais que antes não existiam. As grandes empresas têm contribuído significativamente para o isolamento do homem uma vez que utilizam os computadores para aumentar a sua produção. Isto causou a aproximação do homem à máquina e diminuiu o tempo de convívio das pessoas com seus semelhantes.

O contacto excessivo com a rede passou a “criar” pessoas viciadas na internet. O que levou ao homem moderno substituir o computador pelo contacto com as pessoas foram o correio electrónico, Messenger, jogos, novas maneiras de fazer amigos e informação. Devido ao crescente número de pessoas viciadas em internet foi necessário realizar estudos e criar centros para tratar estas pessoas, este vício tornou-se numa patologia.

A Internet realmente afecta o modo de vida da pessoa e a sociedade onde ela vive. Tendo como base o aspecto da tendência de aumento do tempo de uso do computador pelos utilizadores da Internet e outras formas de entretenimento, deixa aberto uma grande dúvida em relação ao futuro.

As pessoas no futuro continuarão à compartilhar a proximidade física ou todas as relações se tornarão somente possíveis através do computador?

O que significam estas mudanças para a crença social e para a vida além da família?

A sociedade deve encarar esta tendência como um problema real e com grande potencial de se tornar ainda mais grave. Devemos procurar amenizá-lo junto das pessoas do nosso de convívio para não acarretar maiores problemas futuros.

1 comentário:

Carina Faria disse...

Queria felicitar o grupo pelo Blogue, está muito bem conseguido.:-)

Realmente é preocupante o isolamento das pessoas devido ao uso abusivo da internet. Através da internet podemos fazer compras, conversar e ver qualquer pessoa em praticamente todo o mundo; podemos trabalhar; enviar correio, entre muitas outras coisas. Isto provoca o isolamento da sociedade, pois já não há motivos para se reunirem fisicamente.
Actualmente, para combater este fenómeno, começam a aparecer associações recreativas e culturais nas empresas que promovem actividades lúdicas para os funcionários conviverem. Promovem torneios, espectáculos teatrais, viagens, grupos musicais... Tudo isto para contra-atacar o isolamento social.
Convém destacar que o Homem é o responsável por este fenómeno. Cada vez mais se exige polivalência e competências técnicas viradas para as tecnologias, logo a dependência que temos destas aumenta obrigatoriamente.