segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Dispositivos de interacção: rato

"Embora o rato de computador tenha sido inventado em 1968, foi preciso chegar a meados da década de 80 para arrancar a sério. Os primeiros computadores eram máquinas Teletype ou utilizavam cartões perfurados para introduzir dados. Também eram muito limitados quanto às tarefas que conseguiam executar. As teclas de cursor (de seta) só começaram a aparecer nos teclados no fim dos anos 60. Na era anterior ao Windows, estes cursores proporcionavam um controlo suficiente dos programas no ecrã, mas o advento do interface gráfico do utilizador (nos sistemas operativos, como o Windows) demonstrou que este método de controlo deixava muito a desejar.

Em seguida, Douglas C. Engelbart inventou o "X-Y Position Indicator para sistema de visualização", que conhecemos actualmente como rato. No entanto, foi apenas quando a Apple fez surgir um rato como padrão com os computadores Mac que o rato começou a ganhar popularidade.

Quando a Microsoft editou o Windows 3.1 em Abril de 1992 e, subsequentemente, vendeu o número esmagador de três milhões de cópias nos primeiros dois meses, o lugar do rato de computador na história do PC estava solidificado. O rato mudou muito pouco nos 33 anos a seguir à ideia radical de Engelbart e este facto continua a ser um testamento fantástico da sua genialidade.

Gíria

Óptico - Emite um feixe impulsivo para fora da superfície do desktop entre 1200 e 2000 vezes por segundo para detectar movimento.

USB - Universal Serial Bus, uma porta à qual pode ligar ratos de computador modernos.

P/S 2 - A tomada de seis pinos do PC à qual são ligados o rato e o teclado.

Direcções X-Y - Os dois eixos de movimento que as trackballs tradicionais abrangem."




Conselhos úteis
“As operações de manipulação do rato sobre o écran deverão […] ser objecto de alguns cuidados. O rato deverá estar na mesma posição do teclado de forma que a sua utilização não obrigue a movimentos rotativos ou outros, desnecessários. Até porque com frequência os cabos de ligação do rato à respectiva porta no computador, são pequenos. Uma opção poderá ser ligar o rato ao teclado através de uma extensão de cabo à respectiva porta de entrada no próprio teclado; esta solução resolverá este problema. Uma outra opção poderá incluir um rato com mecanismo de infravermelhos e que dispensa os fios de ligação”

Fontes:
http://www.pcguia.xl.pt/pcg/0501/hardware/a01-01-00.shtml
http://www.edinformatics.com/inventions_inventors/computer_mouse.htm http://www.minerva.uevora.pt/ticiencia/saberviver/images/Ergonomia.pdf

Sem comentários: