segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Dispositivos de interacção: necessidades educativas especiais

Existe uma enorme diversidade de dispositivos para interagir com os computadores. Dentro deste quase sem fim de dispositivos , estão a ser cada vez mais desenvolvidos dispositivos e softwares de interacção homem-máquina para pessoas com necessidades educativas especiais. Como exemplo deixo o resumo de um artigo que permite a interacção através de feixes de luz.

Lanternas interactivas nas necessidades educativas especiais
As Lanterna/tochas são baratas, robustas e tornam os dispositivos divertidos e interessantes com base nas tecnologias de interacção. A visão computacional é um software que foi desenvolvido que permite o reconhecimneto e a distinção entre os diferentes feixes de luz das lanternas e utiliza-los para activar os meios digitais, incluindo áudio, vídeo ou efeitos especiais. A tecnologia parece "magicamente trazer para a vida" objectos e áreas do ambiente apenas através do brilho de uma lanterna.
Este trabalho considera o potencial de utilização desta tecnologia nas necessidades educativas especiais, proporcionando um meio para as crianças explorarem o seu ambiente imediato e descobrirem algo novo. As potenciais aplicações de apoio à aprendizagem são propostas no estudo de viabilidade apresentado. Neste artigo são apresentados três exemplos de casos que foram conduzidos para avaliar os aspectos práticos da configuração da aprendizagem interactiva e experiências dentro do ambiente escolar e respostas do aluno à tecnologia.

1 comentário:

ana_paula_maciel disse...

É fundamental o desenvolvimento de dispositivos que permitam a interacção de pessoas com necessidades especiais. O desenvolvimento das tecnologias deverá ter em conta que existem pessoas com necessidades diferenciadas e que deverão ter as mesmas oportunidades que qualquer outra. Este tipo de dispositivos de interacção permite que qualquer pessoa, apesar das suas limitações, consiga interagir tecnologicamente e não se limite à sua condição.