quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Duas pequenas perguntas sobre aspectos relvantes

1 - Qual a iluminação adequada para ajudar a reduzir a fadiga dos olhos?
Uma mistura de luz incandescente e fluorescente é habitualmente mais confortável. O aspecto mais importante da iluminação é reduzir o encandeamento e as reflexões da luz no ecrã do seu computador, em vidros próximos ou ainda objectos ou superfícies com altas propriedades reflectoras. Uma vez que as condições de iluminação variam ao longo do dia, nomeadamente a intensidade, serão necessários ajustamentos ao longo do dia. A utilização de vários mecanismos pode ajudar a encontrar a melhor situação, nomeadamente os estores que permitem controlar a entrada de luz no local de trabalho.

Outro aspecto importante é iluminação dos documentos que está a ler, a estudar, ou a transcrever para o seu computador. Esses documentos ou livros devem estar bem iluminados, através de uma lâmpada individual e orientada para a zona onde se encontra o documento. Para este tipo de rotinas de trabalho existem também no mercado suportes para fixar documentos e torná-los assim mais acessíveis aos olhos, sem que para tal o utilizador tenha que fazer esforços prolongados para poder ler, nomeadamente nos olhos, no pescoço, nas costas, etc.

2 - Qual é o melhor lugar para o monitor do seu computador na secretária ou mesa de trabalho?

Se trabalha com um computador de forma prolongada, o teclado e o monitor devem estar colocados directamente à sua frente da sua posição de sentado. O ecrã deve estar a cerca de 50-70 cm de distância dos seus olhos ou à distância de um braço esticado.

O topo do monitor deve estar ao nível dos olhos porque estes estarão na sua posição mais confortável mesmo em frente mas levemente para baixo, não exigindo esforço adicional da cabeça e do pescoço. A concentração excessiva e ininterrupta do ecrã do computador poderá causar danos pelo que devemos desviar os olhos do ecrã pelo menos a cada 30 minutos.

O rato deverá estar na mesma posição do teclado para que a sua utilização não obrigue a movimentos rotativos ou outros, desnecessários. Estes aspectos são por nós considerados de grande importância até pelo facto de uma grande parte dos destinatários serem professores, técnicos e pais ou encarregados de educação. A expectativa de que estes possam intervir junto de jovens e crianças no sentido de aumentar a sua protecção e segurança no uso das tecnologias, poderá ser justificada. A aquisição deste tipo de informação e conhecimento poderá pois contribuir para melhorar o desempenho profissional dos nossos professores e vir a ter efeitos positivos nas crianças e jovens.

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