domingo, 14 de dezembro de 2008

A segunda geração da ergonomia: Interface utilizador-sistema

Num segundo momento evolutivo da ergonomia ocorre uma mudança na preocupação central do aspecto do homem, deixou-se de ter como ponto principal os aspectos físicos e perceptíveis do trabalho e passou-se para a sua natureza cognitiva, esta alteração reflecte-se em decurso de uma presença mais intensa dos sistemas computacionais no meio ambiente do trabalho e, consequentemente, o processamento de informação tornou-se uma preocupação central.
As ciências cognitivas - inteligência natural e a inteligência artificial começaram a ser estudadas, mais ou menos ao mesmo tempo, no fim dos anos 50. Formalidades, ferramentas e programas são as três áreas de desenvolvimento em inteligência artificial.
Esta segunda etapa é considerada, então, a etapa da ergonomia de software e denominada etapa da "tecnologia de interfaces utilizador-sistema".

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que é bom percebermos um pouco como a máquina se tende a aproximar do homem e isso está bem conseguido no blogue. Achei interessante falarem de como começou a acontecer a tendência do Homem a tentar aproximar a máquina daquilo que ele próprio é.