quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

IHM: Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação: dados estatísticos

A interacção do Homem com o computador está "agregada" ao uso das tecnologias da informação que por sua vez se associam ao uso da Internet.

Segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística) no primeiro trimestre de 2008, 49,8% dos agregados domésticos tinham acesso a computador em casa e 46% dispunham de ligação à Internet. Para 85,5% dos que têm ligação à Internet o acesso efectuava-se através de banda larga. Entre os indivíduos dos 16 aos 74 anos, o computador era utilizado por 45,9% e a Internet por 41,9%.
É nas faixas etárias mais baixas que a utilização das TIC se apresenta superior à média, sendo maioritária no grupo dos 16 aos 24 anos: 89,6% dos indivíduos utilizaram computador e 87,4% acederam à Internet. A partir dos 45 anos os níveis de utilização, para ambos os indicadores, situam-se abaixo da média nacional. A utilização das TIC varia na razão directa do nível de escolaridade: a proporção de utilizadores de computador e de Internet é de, respectivamente, 92,5% e 90,5% entre os indivíduos com nível de ensino superior, e de 90% e 86,9% nos que detêm o nível de ensino secundário.


Comércio Electrónico – Encomendar pela Internet
No primeiro trimestre de 2008, 6,4% dos indivíduos entre os 16 e os 74 anos efectuaram encomendas através da Internet, correspondendo a 15,2% dos indivíduos que utilizam Internet. Face a 2004 o número de indivíduos que efectuaram encomendas online registou um crescimento médio anual de 22%.




Fonte: INE/ Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias – 2008

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que hoje em dia já ninguém consegue ficar indiferente à internet, exemplo disso somos nós estudantes que necessitamos da plantaforma de ensino frequentemente.
Penso que estas estatisticas veio melhorar muito o vosso trabalho pois ilustra não só a necessidade que os utilizadores têm perante a internet mas como também usufruem para encomendar produtos tecnologicos.

O homem hoje em dia está em total contacto com a máquina fazendo uso da mesma para diversos aspectos

Parabens por estes dados estatisticos.