quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Ergonomia do Hardware e do Ambiente

Hoje em dia as condições de trabalho em informática são importantes, pois cada vez mais passamos horas a fio em frente ao computador. Longas horas de trabalho causam dores de cabeça irritação nos olhos, dores nos ombros e pulsos.
Os fabricantes de equipamentos têm duplicado esforços para adequar os equipamentos às necessidades dos utilizadores, de forma a proporcionar mais conforto. Antes de adquirirmos equipamentos ou acessórios deveríamos analisar todas as características de ergonomia para podermos tirar partido destes. Não é só as condições de ergonomia de hardware que devemos analisar mas também as características de ergonomia de ambiente, devemos ter em atenção as condições climatéricas, iluminação, som ambiental, mobiliário, etc.
A Ergonomia é uma ciência que procura adaptar a máquina às condições de cada indivíduo, a ergonomia é utilizada para conseguir uma interface ideal e proporcionar maior conforto, segurança e precisão. Diariamente, em casa ou no trabalho, precisamos de executar variadíssimas tarefas e trabalhar com produtos e sistemas complicados. Estes, por sua vez, exigem uma interacção que envolve receber informações, processá-las e agir em função destas e outras informações. Como podemos ver a ergonomia do hardware e do equipamento é um factor importante para que a interacção homem-máquina seja de qualidade.

Sem comentários: