domingo, 28 de dezembro de 2008

As 5 gerações de computadores

Até à actualidade são conhecidas 5 gerações de computadores.
O Alemão Konrad Zuse construiu em 1936 o Z1, que é considerado um marco na história dos computadores, por ser o primeiro computador electromecânico.
Apesar de ser um marco na história o Z1 não teve sucesso, mas foi a partir deste que surgem as cinco gerações a seguir descritas:

1ª geração: tecnologia de válvulas (1940-1955):

  • 1943 - Mark I
  • 1945 - ENIAC
  • 1949 - EDVAC
  • 1951 - UNIVAC I
  • 1954 - IBM 65o

2ª geração: uso do transístor (1955-1965):

  • 1948 - invenção o transístor pela Bell Laboratories
  • as válvulas foram substituídas por transístores e os fios de ligação por circuitos impressos
  • 1954 - IBM 1401
  • 1955 - TRADIC

3ª geração: circuitos integrados (1965-1980):

  • transístores, resistores, diodos e outros componentes electrónicos sobre um único chip
  • IBM 360
  • PDP-8
  • INTEL 4004 (primeiro microprocessador)

4ª geração: circuitos integrados (1980-1990)

  • circuitos de larga escala (LSI - large scale integration)
  • incorporação no mesmo chip de centenas de componentes
  • 1975 - Microsoft, fundada por Bill Gates Paul Allen
  • 1976 - Apple I
  • 1981- IBM PC, o primeiro computador pessoal
  • 1981 - MS-DOS
  • 1985 - Windows

5ª geração: circuitos integrados (1990 - até actualidade)

  • circuitos de muito maior escala (VLSI - very large scale integration)
  • num só chip são integrados mais de 10 mil componentes
  • sistemas operativos Windows e Linux

Fonte: OLIVEIRA, Lino – História do computador. Ano lectivo 2008-2009. Vila do Conde: ESEIG, 2008

14 comentários:

Anónimo disse...

ta revoltada. lafon.
Esse blog me ajudou na facul.
mais o ENIAC não foi o primeiro???

Anónimo disse...

nã considero a postagens deles uma "bosta" por que eu acho que se ela tava pesquisando algo ja era porque naõ sabia.Não é obrigração de quem faz um blog COLOCAR tudo que todos os usuarios dejejam.
PARABÉNS...
AO CRIADOR pois me ajudou muito.

Anónimo disse...

Seu burro!!! Bosta e vc, preguiçoso, porque não fez o seu blog, eu tmb queria ir la dar minha opinião. Animalll!!!

Franz Neumann disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

lool

Anónimo disse...

lol ._. -.-

Anónimo disse...

vocês são otimos me ajudaram muitos.

Anónimo disse...

Gostei, me ajudou muito!

OBG'

Valter gomes disse...

o ultimo comentario fui do valter gomes
facebook- valter gomes
link-https://www.facebook.com/#!/valter.gomes.752?fref=ts
morada- Santo Amaro , Funchal , Madeira , Portugal

Anónimo disse...

O blog está de parabéns. Só lamento deixar mensagens tão mal educadas ficarem expostas . Deveriam removê-las.

Anónimo disse...

ACHO QUE TEM MUITA GENTE QUE NAO SABE O VALOR DA PALAVRA RESPEITO LOGO POR QUE EDUCAÇAO NAO EXISTE.

Unknown disse...

se você não tem algo evolutivo pra falar deixa os teu comentários para sí. pois que a ciência não precisa de pessoas mal agradecidas para evoluír.

Anónimo disse...

obrigado porque m ajudou muito estao d parabens

Anónimo disse...

é uma valente história para adormecer os meus filhos