Interface homem-máquina é uma área da ciência da computação que se preocupa com o projecto, avaliação e implementação de sistemas computacionais interactivos para uso humano, tal como, o estudo dos principais fenómenos que envolvem etapas.
Interacção homem máquina estuda a forma como as pessoas se relacionam com os computadores. É uma matéria multidisciplinar que relaciona entre outras áreas, a ciência da computação, as artes, o design, a ergonomia, a psicologia, a sociologia, a semiótica e a linguística.
Interacção homem máquina estuda a forma como as pessoas se relacionam com os computadores. É uma matéria multidisciplinar que relaciona entre outras áreas, a ciência da computação, as artes, o design, a ergonomia, a psicologia, a sociologia, a semiótica e a linguística.
A relação entre as pessoas e as máquinas acontece através da interface do utilizador, que é constituída por software e hardware. Esta interface é utilizada para diversos fins, tais como por exemplo: a manipulação de periféricos de computadores, carros, aviões, centrais hidroeléctricas, etc.
Nas últimas décadas a performance humana no uso de computadores e de sistemas de informação têm sido uma área de pesquisa e de desenvolvimento. Pesquisa essa, baseada em ferramentas computacionais na análise de dados de acordo com métodos da Psicologia experimental, no design instrucional e gráfico, na ergonomia, na antropologia e na sociologia.
A interacção homem-máquina tem como objectivo desenvolver sistemas que respondam às necessidades dos utilizadores de forma funcional e em relação à sua usabilidade.
1 comentário:
É um tema com interesse, ainda para mais agora que os novos sistemas operativos tendem a se preocuparem muito mais com a interacção do Homem com a máquina.
Enviar um comentário