sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Dispositivos de interacção: Teclados diferentes dos tradicionais

"Muitas modificações no design dos teclados tradicionais são uma tentativa de fazê-los mais seguros ou mais fáceis de usar. Algumas pessoas, por exemplo, têm associado o uso crescente do teclado com as lesões por esforço repetitivo (LER), apesar de estudos científicos terem produzido resultados conflituosos. Designs ergonómicos de teclado mantêm as mãos de uma pessoa numaa posição mais natural enquanto digita, para evitar lesões. Mesmo assim, estudos discordam sobre a sua capacidade real de evitar a lesão.
Os teclados ergonómicos mais simples parecem-se com os teclados tradicionais que foram divididos ao meio, mantendo as mãos da pessoa longe uma da outra e alinhando os punhos com os antebraços. Os designs mais complexos colocam as duas metades do teclado em ângulos variados, um em relação ao outro e, em relação à superfície onde o teclado fica. Alguns vão ainda mais além, colocando as duas metades do teclado nos apoios de braço das cadeiras ou fazendo-as totalmente perpendiculares à superfície da mesa Outros, como o Datahand (em inglês), não se parecem nada com um teclado.

Algumas modificações, apesar de não serem necessariamente ergonômicas, são projetadas para tornar os teclados mais portáteis, mais versáteis ou simplesmente mais interessantes:
· Das Keyboard (em inglês) - é um teclado completamente preto, com teclas com pesos diferentes que precisam de uma pressão maior dos dedos mais fortes e menos pressão dos mais leves.
. Teclado Virtual a Laser (em inglês) - projeta uma representação de um teclado em uma superfície lisa. Quando usado corretamente, os dedos da pessoa passam por um feixe de luz infravermelha sobre uma superfície projetada e um sensor interpreta isto como um toque na tecla.

.Teclado True-touch Roll-up (em inglês) - é flexível e pode ser enrolado para caber em uma mochila ou numa bolsa.

Teclados iluminados usam diodos emissores de luz ou um filme eletro-luminescente para emitir luz através das teclas ou espaços entre as teclas.

O teclado Optimus (em inglês) tem diodos orgânicos emissores de luz (OLEDs) nas teclas. Os usuários podem mudar a letra, comando ou acção que cada tecla representa, e o OLED pode se modificar para mostrar novas informações.

Com exceção do teclado Virtual Laser, que tem o seu próprio sistema de detecção de teclas pressionadas, cada um destes teclados usa o mesmo tipo de tecnologia que os modelos tradicionais para se comunicar com o computador."

Tracy V. Wilson, Jeff Tyson. "HowStuffWorks - Como funcionam os teclados de computador". Publicado em 21 de novembro de 2000 (atualizado em 23 de maio de 2007) http://informatica.hsw.uol.com.br/teclados-de-computador4.htm (18 de dezembro de 2008)

Sem comentários: