sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Segurança da informação digitada nos teclados com fios

Os teclados de computador são frequentemente utilizados para digitar informações confidenciais e/ou sigilosas tais como nomes de utilizadores e senhas. Assim como qualquer equipamento electrónico, os teclados com fios emitem ondas electromagnéticas.
Segundo um estudo dos investigadores Martin Vuagnoux e Sylvain Pasini da Lausanne Security and Cryptography Laboratory essa radiação electromagnética pode revelar informações do que é digitado.
Os investigadores, mediram a radiação electromagnética emitida quando as teclas são pressionadas através de um receptor sintonizado numa frequência específica e um software de filtragem e descodificação desenvolvido pelos mesmos.
Descobriram 4 diferentes maneiras para recuperar o que foi digitado, completa ou parcialmente, em teclados com fio a uma distância de até 20 metros, inclusive através de paredes.
Foram testados 11 diferentes teclados fabricados entre 2001 e 2008 com ligações PS/2, USB e laptop, e todos eles estavam vulneráveis a pelo menos um dos quatro ataques.
Mais informações sobre estes ataques serão publicadas em breve, o artigo final está actualmente no processo de revisão por pares.

Sem comentários: