quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Dispositivos de interacção: saída

Dispositivos de saída
Nota: Tanto o monitor como os discos podem ser também dispositivos de entrada:
quando o monitor é touch screen;
e no caso dos discos que são utilizados para passar o conteúdo para o computador.

Um computador teria pouca utilidade se não pudesse apresentar o resultado do seu trabalho. É através dos dispositivos de saída que essa informação é apresentada e utilizada. Alguns dos mais usados são os seguintes:

Monitor – é o termo mais utilizado para designar o ecrã do computador. O monitor apresenta o trabalho executado pelo computador e pelo utilizador. Um dos aspectos mais importantes de um monitor é o seu tamanho, medido na diagonal em polegadas. Um monitor considerado pequeno tem 15’’. Os monitores de 17’’ e 19’’ são os mais usados actualmente. Em termos de construção é muito similar a televisão. Actualmente está a vulgarizar-se a utilização de monitores LCD (ecrã de cristais líquidos) como são os dos portáteis. Esses monitores ocupam muito menos espaço, consomem cerca de um décimo da energia de um monitor convencional e são mais confortáveis para a visão.
Impressora – uma impressora reproduz em papel os documentos elaborados no computador. As impressoras mais utilizadas são as de jacto de tinta e as laser. Actualmente existem equipamentos, que juntam as capacidades da impressora, com a de scanner, as chamadas multi-funções. Digitalização de documentos e fotocópias, são algumas das funcionalidades presentes.
Altifalantes – os altifalantes (ou vulgo colunas de som) e os auriculares são equipamentos muito utilizados em computadores pessoais. Permitem reproduzir sons, como música.
Discos –os programas do computador e diversos tipos de conteudo podem ser enviados para disketes, CD-ROM, DVD ou outras drives. Isto permite a transferência de dados entre computadores ou salvaguarda da informação.
As Pendrives, actualmente assumem-se como os dispositivos de armazenamento mais vulgarizados, com a diversidade de capacidade e tamanho e acedem ao computador através da porta USB.

Sem comentários: