sábado, 3 de janeiro de 2009

Desafios da Interacção Homem-Máquina

Quais são os desafios da IHC ?

“Como se manter actualizado com a constante evolução tecnológica;

Como desenhar a interface ideal de um software compatível com o uso efectivo de todo o potencial e funcionalidade das novas tecnologias? (Ex: telemóveis, DVDs, câmaras digitais, etc.)

Controles com operações e efeitos relativamente óbvios aliados a feedback imediato e útil são as garantias de uma boa IHC nos produtos revestidos de novas tecnologias. Esse é o desafio “default””

Fonte: http://flabcolares.blogspot.com/


Na minha opinião creio que o grande desafio não é só desenvolver tecnologias que melhorem o dia-a-dia de milhares de pessoas, explorando as suas potencialidades, usabilidade, ergonomia, o desafio é tornar as tecnologias acessíveis e ao dispor dos utilizadores finais a quem estas poderão ser realmente úteis.

Por exemplo, uma tecnologia desenvolvida para facilitar a vida de um invisual só terá realmente utilidade se estiver ao dispor dos invisuais, se estes poderem aceder de forma gratuita ou de baixo preço.

O grande desafio passa não só pelo desenvolver de novas tecnologias e novas formas de interacção mas também pela sua comercialização e pela relação preço /qualidade e acessibilidade.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vivemos numa Sociedade de Conhecimento onde todo o individuo tem o direito de ter acesso a toda a informação. Quando falámos em todos os individuos, não nos podemos esquecer daqueles que têm necessidades educativas especiais, que precisam de equipamentos adequados. É preciso e caminha-se nesse sentido uma vez que existem softwares que comandam e controlam o computador pro voz. Concordo com a Olga e devemos estar mais atentos a quem mais precisa de meios para chegar à informação.

Anónimo disse...

Sem dúvida que as novas tecnologias tem tido grandes avanços, sendo isso visivel todos os dias. Mas como foi referido nem sempre essas tecnologias, sejam elas para qualquer serviço ou pessoa são acessiveis a qualquer um. As novas tecnologias devem ser criadas mas também devem ser mais divulgadas e acessiveis.

Anónimo disse...

Na minha opinião o grande desafio da interação Homem-Máquina é fazer com que a tecnologia em questão se adapte ao indivíduo que potencialmente a irá utilizar mas que não se limite apenas a isso, pois a sua utilidade deve ser o mais abrangente possível. Na minha opinião, pensa-se demais nas maiorias e é por isso que determinadas pessoas não podem usufruir das vantagens tecnológicas, exactamente porque as coisas não são construidas a pensar em todos. Penso que esta tendência tende a mudar e assim o esperemos.