quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

INTERFACES HÁPTICAS - definição

O que são:
O estudo para desenvolvimento de interfaces hápticas representa a busca por dispositivos que permitam uma interacção com os sistemas virtuais de modo sensorialmente similar às interacções presentes no mundo físico. Eliane Mauerberg-deCastro (2004) afirma que o sistema háptico está relacionado com a percepção de textura, movimento e forças através da coordenação de esforços dos receptores do tacto, visão, audição e propriocepção, assim, “a função háptica depende da exploração activa do ambiente, seja este estável ou em movimento”. Perceber os ambientes virtuais por meio de um sistema háptico é o objectivo destas interfaces.

Segundo Christopher M. Smith (1997),Háptico é o estudo de como combinar os sentidos humanos com a sensação de contacto com um mundo gerado por computador. Os dispositivos convencionais de interacção homem-máquina não fornecem ao interator feedback de força, ou mesmo feedback de tacto. A pesquisa com dispositivos hápticos visa resolver a falta de estímulo para o sentido de tacto na interacção homem-máquina, ao investir no aumento da interactividade e em tornar esta interacção mais intuitiva e natural.

Fonte: http://arte.unb.br/7art/textos/AlexandraCMCaetano.pdf

1 comentário:

Carina Faria disse...

Gostei muito deste artigo. Nunca tinha ouvido falar em "interfaces hápticas" e é muito interessante saber que estão constantemente a estudar a interacção homem-máquina para aperfeiçoar a mesma.