quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

INTERFACES HÁPTICAS - artigo (cont.) I e II

Abordagem aos tópicos do artigo de Alexandra Caetano
1. Do rato ao joystick – Dispositivos tradicionais de interacção
Nesta parte do artigo a autora faz uma breve abordagem e contextualização do uso do rato e do joystick e da sua evolução. Como estes tópico já foram abordados em post’s anteriores vou passar para o ponto 2.

2. Wii – A revolução no modo de jogar
Tecnologia sem fios de controlo, que opera no espaço 3D, como um rato aéreo. Esta tecnologia levou ao desenvolvimento de outras que têm por base o mesmo funcionamento.
Digital Wheel Art - um programa de pintura digital que traça o percurso da Wiimote, a partir das idéias desenvolvidas por Johnny Lee no whiteboard. O dispositivo foi associado a uma cadeira de rodas, permitindo às pessoas com deficiência pintar digitalmente com simples movimentos.

WiiSpray, desenvolvido como projecto de graduação de Martin Lihs e Frank Matuse7, simula uma lata de spray e permite ao usuário grafitar em ambiente virtual.
Fonte: http://arte.unb.br/7art/textos/AlexandraCMCaetano.pdf

Sem comentários: