quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

INTERFACES - artigo (cont.) IV

4. Interface cérebro-máquina
O Advanced Research Laboratory13 da Hitachi vem desenvolvendo uma interface cérebro-máquina que permite aos usuários ligar e desligar interruptores com a mente. A pesquisa chefiada por Hideaki Koizumi14 apoia-se em topografia óptica, que envia pequenas quantidades de luz infravermelho através da superfície do cérebro, para mapear mudanças na corrente sanguínea.
A interface é composta por uma espécie de capacete conectado através de fibra óptica a um dispositivo de mapeamento da concentração sanguínea no cérebro. O sistema pode reconhecer pequenas mudanças no fluxo sanguíneo cerebral associada a actividade mental e traduzir essas alterações em sinais detensão para controlar dispositivos externos. Essa nova tecnologia demonstrada no Japão pode tornar possível controlar dispositivos sem mexer um músculo, apenas com a actividade cerebral.

Uma das vantagens desta tecnologia desenvolvida pela Hitachi é que os sensores não invadem fisicamente o cérebro, ao contrário de outras pesquisas neste campo que requeriam a implantação de um micro-chip sob o crânio.
A longo prazo, a tecnologia da interface cérebro-máquina poderá ajudar a pacientes paralisados tornarem-se independentes, habilitando-os a executar usada como uma ferramenta divertida para demonstrar uma evolução do paciente.
Exemplo de um interface cérebro-computador:
EEG-based "walking" of tetraplegic in virtual reality

Sem comentários: