quarta-feira, 19 de novembro de 2008

G-speak

G-speak é um sistema operacional desenvolvido pela Oblong Industries, que pretende revolucionar a interface IHM.
O display interactivo é controlado por luvas.
“G-speak é definido por seus criadores como um “ambiente operacional espacial”, que ajuda os programadores a escrever aplicções que usam input gestual, que funcionam em grandes telas e com múltiplos usuários simultâneos. “



Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112008/15112008-5.shl
http://oblong.com/

terça-feira, 18 de novembro de 2008

A Ligação entre o Homem-Máquina, Interface, Interactividade e Realidade Virtual.

Para haver relação homem-máquina é imprescindível o uso das interfaces e da interactividade, caso contrário é impossível haver qualquer tipo de relação entre o homem e a máquina. A realidade virtual tornou o relacionamento mais fácil, permitindo uma interacção agradável, funcional e eficiente, a partir daqui podemos saber quais foram os elos de ligação entre o homem e o computador, podemos ver como é estabelecida a relação e como funciona. A relação homem-máquina faz parte das interfaces, dos tipos de interactividade e da realidade virtual, e todos eles fazem parte da relação homem-máquina.

Nós humanos dependemos tanto dos computadores que não conseguiríamos “viver” sem eles. São realizadas inúmeras pesquisas sobre a relação que ocorre entre o ser humano (homem) e os computadores (máquina), futuramente os computadores serão desenhados para atender às necessidades do utilizador, conseguindo assim, identificar e entender a sua linguagem verbal e não-verbal, uma vez que a nossa linguagem não é adequada para uma relação homem-máquina. O computador é uma máquina que ajuda o utilizador a executar as suas tarefas com facilidade.

O aparecimento da Internet revolucionou a comunicação humana, e com isto passou a ser discutido e estudado o termo homem-máquina. É também através da Internet que o homem se relaciona com o computador e automaticamente com outras pessoas.

Interface 3D para escultura virtual

Hoje em dia, o homem com o recurso às novas tecnologias, consegue realizar tarefas nunca antes imaginadas.
O vídeo a seguir apresentado é um exemplo de como o trabalho do homem pode ser facilitado e optimizado, de como o homem pode interagir com o computador. O vídeo mostra-nos como é possível criar e manipular formas geométricas 3D através do movimento. Neste caso os utilizadores usam os dedos da mão, sensores de movimento, espuma, argila e máquinas de filmar. Os dedos funcionam como comandos de entrada, conseguindo assim esculpir modelos virtuais enquanto manipulam um objecto físico em argila ou em espuma, o utilizador consegue assim cortar, nivelar, alisar, esticar, encolher, deformar, rodar e juntar vários objectos, etc.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=FOjjohg4G-Q
http://portal.acm.org/citation.cfm?id=1174467

Definição

A Association for Computing Machinery (ACM) define esta interacção como uma disciplina relacionada com a concepção, avaliação e implementação de sistemas computacionais interactivos para uso humano e com o estudo dos principais fenómenos em torno dos mesmos.
O foco está na interacção e especificamente, sobre uma ou mais interacções entre os seres humanos e uma ou mais máquinas computacionais.
Para dar uma caracterização da interacção homem-computador como um campo, a ACM lista algumas das suas preocupações:
-Interação homem-computador está relacionado com o desempenho de missões conjuntas pelo homem e por máquinas;
-A estrutura de comunicação entre homem e máquina;
-Capacidades humanas de utilização de máquinas (compreendendo a aprendizagem do uso das interfaces);
-Algoritmos e programação da própria interface;
-Preocupações de engenharia que se colocam na concepção e construção de interfaces;
-O processo de especificação, concepção e implementação de interfaces e design.
Interacção homem-computador engloba, assim, ciência, engenharia, e aspectos de design.
O ponto de partida é o homem (ser humano) que é também o utilizador, e para que este comunique com a máquina é necessário um interface. O interface permite ao utilizador interagir com a máquina.


O que é a interface Homem-Máquina (IHM)?


Podemos definir IHM de várias formas:
- É o canal de comunicação entre o homem e o computador, através do qual interagem, com vista atingir um objectivo comum.
- É um conjunto de comandos de controlo do utilizador mais as respostas do computador, constituídos por sinais (gráficos, acústicos e tácteis).
- É parte de um sistema computacional com a qual uma pessoa entra em contacto físico, perceptual e conceitual.

Fonte: www.urisan.tche.br/~paludo/IHM/Apresentacoes/Interface_CB.ppt

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Interacção Homem-Máquina orientações

A interacção do Homem com a Máquina é muito abrangente, para podermos mostrar o quão abrangente é apresentamos o seguinte vídeo sobre Interacção Homem-Máquina.


terça-feira, 4 de novembro de 2008

Apresentação

Este blog foi criado no âmbito da disciplina Sistemas Computacionais do curso de CTDI (Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação) da ESEIG (Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão) e tem como principal missão explorar o tema "Interacção Homem-máquina".
Este espaço vai permitir a divulgação do tema, de novidades relacionadas e do desenvolvimento do trabalho a levar a cabo nesta disciplina.
Pretende-se assim criar um espaço de debate aberto a participações e sugestões de todos os interessados no tema.